Empatia em sala de aula
Autora: professora Angela do Rocio Pinheiro, 3ºA
A sociedade como um todo está carente de seres humanos que compreendam com respeito a emoção de outras pessoas, que possam colocar-se no lugar do outro evitando todo tipo de violência e preconceito.
Em sala de aula há uma preocupação em repassar valores positivos às crianças. São realizadas rotinas com músicas, olho no olho, dinâmicas, reflexões, conversas, o ouvir o que o outro tem a dizer.
Histórias como a do livro História Cabeluda de Lô Galasso e Maria Lúcia Mott, e poesias são utilizadas e já promoveram produções escritas, desenhos e cartazes com o tema bullyng e o Poder da Gentileza (estes dois últimos com iniciativa de estudantes)
Além da oralidade declarando suas emoções e ouvindo respeitosamente os outros colegas, essas atividades estão favorecendo o entrosamento do grupo e inclusão de todos os membros, onde cada um possa fazer sua parte. Há um momento diário para expor suas emoções com ajuda de “carinhas” expressando sentimentos. Houveram oportunidades de construir um gráfico humano, na área de matemática, para observar qual tipo de sentimento estava mais evidente no dia.
Para trabalhar a empatia, a Oração de São Francisco foi utilizada trazendo reflexões sobre o respeito às emoções alheias. Os pais puderam sentir um pouco deste empenho na reunião de trimestre.
Lindo trabalho professora Ângela!! Amei!!
ResponderExcluirNão tem como não se encantar com essa turminha. Parabéns profe Ângela pela iniciativa. Um trabalho que vem se destacando e fazendo a diferença entre nossos pequenos. Pequenas atitudes, grandes gestos, temos constatado no conviver diário de nossas crianças. Numa sociedade carente de quase tudo, resgatar e preservar valores é de uma grande importância. Certamente , dessa turminha se levantará grandes homens e grandes mulheres. Mais uma vez, parabéns a todos!
ResponderExcluirObrigada pelos comentários! Jogamos a semente e procuramos cuidá-la para que frutifique!
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