Brincadeiras e jogos no intervalo escolar
Autora: professora Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, 3ºC
O momento do intervalo é importante para descontrair e aprender e o melhor caminho são brincadeiras dirigidas ou jogos para que todos participem e possam através deste momento de brincadeira e descontração aprender e desenvolver habilidades sejam estas de coordenação corporal, raciocínio, memorização ou percepção visual.
Por meio dos jogos trabalha-se o raciocínio, a colaboração, as regras, o respeito com o adversário ou companheiro de partida, muitos jogos são confeccionados com os alunos, eles aprendem jogar, leem as regras, combinam e respeitam a ordem de cada jogada e através da brincadeira tem muito aprendizado. Esses intervalos são interdisciplinares envolvendo leitura, compreensão e interpretação, matemática com cálculos, escrita para eventuais registros, coordenação, percepção, movimentos, memória e respeito pelo outro.
O prazer do brincar e cantar memorizando repertórios que constituem o patrimônio cultural não tem idade cronologia definida, bem como as atividades lúdicas como quebra-cabeça, sudoku, jogo do Boole, cantigas de roda e parlendas com gestos e movimentos, pular elástico ou corda são estratégias metodológicas para desenvolver a interação com os colegas estabelecendo parcerias cooperativas entre os alunos e utilizando de estratégias cognitivas desenvolvem-se o conhecimento associado ao pensamento e a linguagem.
Os alunos hoje são normalmente agitados e com grande potencial, envolver toda a turma em brincadeiras e cantigas de roda é desafiante, precisa muita persistência e combinados para que todos participem e isso tem sido bastante positivo, os alunos estão mais atentos para seguir comandos, participativos e interagindo no grupo como um todo, com respeito mútuo.
Maravilhoso trabalho ! Trabalho que inspira!
ResponderExcluir