Trabalhar com projetos em sala de aula

Autora: professora Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, 3º ano C

“ Você sabia, vou me informar e dividir com você!”

O projeto possibilita muitas atividades paralelas que enriquecem o desenvolvimento. De um problema pode desencadear muitas outras situações que contribuem para que a proposta seja efetivada, muito embora um projeto abre caminhos para novas pesquisas, não sendo conclusivo.

A proposta no 3 ano C foi proporcionar um intercâmbio com os pais sobre a alimentação escolar que sempre foi motivo de indagações por eles, principalmente na escola de tempo Integral, em que as crianças ficam o dia todo e precisam de alimentação balanceada. Assim, o projeto teve como problema descobrir formas de como incentivar a alimentação escolar das crianças que ficam o dia todo na escola de tempo integral?  

O trabalho multidisciplinar utilizou-se de vários gêneros textuais, receitas, cardápios, texto informativo, cartas, relatos pessoais, entrevistas, poesias, histórias em quadrinhos entre outros, bem como outras metodologias para associar conhecimento científico com a formação de novos hábitos alimentares. 

Com isso, o objetivo principal foi sensibilizar os alunos para o interesse pela pesquisa na descoberta científica sobre os diferentes alimentos, em que o aluno e o professor procuraram conhecer e dividir com os pais, escola e comunidade conhecimentos sobre alimentos em particular as plantas alimentícias convencionais e não convencionais.

Como conclusão o trabalho realizado a partir de experiências culinárias, dicas de reaproveitamento de partes da planta usadas como alimento; preservação do meio ambiente; ampliação das experiências culturais entre família e escola relacionados a hábitos alimentares, levou os alunos a modificarem a forma de ver o mundo produzindo como resultado um livro de literatura infantil, que futuramente estaremos falando sobre esta produção, ou seja, uma coleção de livros abordando também outros temas...

Foram muitos relatos, cartas, produções escritas, orais e artísticas, miniaulas, envolvimento de outras turmas, família, comunidade, um trabalho cooperativo onde todos participaram e dividiram experiências já adquiridas e novas.

O conhecimento sendo construído de forma participativa e parcerias estabelecidas torna-se  fundamental para novas aprendizagens significativas. 
































Comentários

  1. Que prazer desenvolver práticas envolvidas em projetos, o movimento, as pesquisas e a cooperação dando suporte para a construção do conhecimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com descontração