Trabalho a partir de uma frase: “Olha quanta gente contribui para a formação de cidadãos”

Autora: professora Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, 3º ano C

É preciso de diversas maneiras envolver os alunos em atividades vinculadas à realidade e dessa forma o jornal impresso colaborou novamente para construção de um gráfico, do qual a atividade foi voltada para interpretação e leitura das informações coletadas, o suporte para o gráfico foi a folha do “Vamos ler geração digital – a rede”, um dos cadernos que compõem o "Jornal da Manhã", elencando os patrocinadores de 2019, os quais oportunizam o compartilhamento de várias práticas.

A atividade teve cunho interdisciplinar, pois foi elaborados verbetes e ilustrações sobre os parceiros desse projeto.

Os alunos fizeram uma poesia coletiva sobre o tema em questão e um acróstico ao jornalista responsável pelo trabalho que ao mesmo tempo nos apresenta um desafio de escrever e partilhar práticas do dia a dia, onde nosso aluno é protagonista e o professor o mediador do conhecimento que tanto quanto ensina também aprende, por outro lado a satisfação e o prazer de pensar esta prática que acontece em sala de aula.

O trabalho com gêneros textuais pode propiciar inúmeras propostas diferentes de escrita e leitura, cada qual com sua estrutura e característica diferenciada que fazem parte da proposta escolar.

Publicação digital
Vamos ler geração digital
Que contribui para a educação formal
Estabeleceu muitas parcerias
Para ter alegrias;
Foram: indústrias, comércios e serviços...
Junto com tudo isso
Também escolas, saúde e lazer
Todos ajudando a fazer.
Tem também governantes
Prefeituras de várias cidades e outros participantes.
Todos pela comunicação
Atuando na educação
Levando até tantos lugares
Muitos exemplares.
Dividindo práticas e acontecimentos
Nas escolas os diversos momentos
Todas essas publicações
Despertam novas ações!
Vamos ler geração digital
Realmente é muito legal.
(Texto coletivo – 3º ano C – 18/09/2019)

O acróstico teve o intuito de chamar atenção para o profissional que trabalha sem ser visto articulando para que tudo seja publicado dando seu toque e valor. Somos agradecidos pelo trabalho e parceria de todos os envolvidos neste projeto!





















Comentários

  1. Eu não acompanhei o trabalho, mas, pela firmeza com que as crianças encontravam as respostas no gráfico, percebe- se que estão tornando-se exímios leitores de gráficos. Parabéns profe Luzia por posssibilitar que seus alunos sejam sujeitos de suas próprias aprendizagens.

    ResponderExcluir
  2. Cada vez eles me surpeendem mais e dão sentido ao trabalho realizado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com descontração