Escola em ação, alunos cooperativos!

Autora: professora Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, 3ºC

Um grupo de 10 alunos de turmas e anos diferentes do 3º ao 5º ano desenvolvem atividades na escola, entre os trabalhos desempenhados estão: miniaulas, elaboração de materiais e formações. Os alunos têm demonstrado muito interesse e disposição para realizar pequenas ações no ambiente escolar.

Todos os dias no intervalo da manhã de 15 minutos tem um momento de formação, onde eles em alguns momentos aprendem, outros vão para as salas repassando conhecimento, distribuem informativos, elaboram cartazes, estudam e fazem rodas de conversa sobre os conteúdos e o trabalho realizado.

Esses alunos intercalam assuntos entre alimentação saudável, meio ambiente e solidariedade.

Segundo Albert Einstein “A vida é como andar de bicicleta. Para manter-se em equilíbrio, você deve estar sempre em movimento”, dessa maneira o movimento de aprender e ensinar vai cooperando para novas descobertas e aprendizagens significativas, unindo teoria e prática.

O bem comum, questões ambientais, pequenas mudanças de atitude estão vinculados à vida cotidiana e precisam do comprometimento de todos para um mundo melhor de fato e o grupo “NSU” (Nós somos unidos) tem como proposta mediar  conhecimentos e orientar práticas que podem melhorar a comunidade escolar, familiar com pequenas mudanças de atitude e ações solidárias.

“Conhecer resultados trazidos pelo empenho coletivo cria novos interesses, desperta olhar para outras questões, estimula a observação do meio em que vivem de forma autônoma, proporciona uma visão mais global da realidade, vinculada a situações e problemas reais.”, assim cita Josette Jolibert.

A escola está envolvida neste movimento que uniu “Solidariedade e Meio Ambiente”.











Comentários

  1. Envolver as pessoas em trabalho cooperativo é um grande desafio! Comecemos envolvendo os pequenos, crianças muito capazes!

    ResponderExcluir
  2. Trabalho maravilhoso envolvendo toda a comunidade escolar!!!

    ResponderExcluir
  3. E o mais importante de tudo isso é o aluno sendo o protagonista, tendo a oportunidade de participar efetivamente de todas as atividades propostas. Muito bem!

    ResponderExcluir
  4. Cooperação, trabalho, aprendizagem significativa faz toda diferença no processo de alfabetizar/letrar o aluno de hoje . . Gosto muito desse movimento que os projetos e parcerias proporcionam.

    ResponderExcluir
  5. Os primeiros passos para uma conscientização ambiental começa na escola parabéns professoras pelo excelente trabalho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com descontração