Desafios no ensino de matemática

Autora: professora Angela do Rocio Pinheiro, 3º ano

A matemática faz parte da nossa vida, ela está em todo lugar! 

O papel do professor em sala de aula é despertar a curiosidade, o argumento frente às situações problemas, o gosto pela aprendizagem.

Dentro de um contexto lúdico, os alunos do terceiro ano, estão sendo incentivados a uma aprendizagem mais significativa e de modo interdisciplinar.  Um aluno pode contribuir com a turma toda explicitando seu entendimento sobre uma operação matemática ou desafio de raciocínio lógico, isto pode acontecer em duplas ou em grupos. Desta maneira, a criança torna-se protagonista da construção de seu conhecimento.
Alguns trabalhos vem sendo desenvolvidos em sala para o ensino da matemática, onde foram utilizados desafios com palitos, experiências fora de sala de aula para traçar formas geométricas, uso de dobraduras para construção de maquetes sobre o bairro, jogo de dado, apresentação de hipóteses para resolução de problemas e explicações sobre o conteúdo.

Pensamento de François Viète " Matemática não é apenas números, e sim envolve letras e toda a capacidade que o ser humano conseguir expressar."



























Comentários

  1. É bom perceber os alunos interagindo, construindo seu conhecimento e dividindo suas aprendizagens. Parabéns pelo trabalho professora Angela.

    ResponderExcluir
  2. É a criança construindo os conceitos matemáticos. Aprendizado efetivo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com descontração