Trabalhando com jornal – parte II
Autora: professora Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, 3ºC
Um fato que caracteriza claramente que um mesmo recurso metodológico utilizado em sala de aula desencadeia possibilidades multidisciplinares foi o trabalho com os exemplares do “Jornal da Manhã”, que além de despertar interesses por leituras diversas foi utilizado em matemática para construir um gráfico com as escolhas de notícias da turma do 3º ano C, cada aluno após explorar o jornal optou por uma notícia a qual ele interpretou artisticamente e escreveu pequenos comentários sobre sua opção, à atividade da construção do gráfico foi importante para quantificar as escolhas.
É construtivo trazer para sala de aula atividades envolvendo um meio de comunicação impresso de circulação na cidade, o qual aproxima a realidade do processo de aquisição do conhecimento.
No desenvolvimento da atividade os alunos organizaram os dados de acordo com uma legenda determinada previamente e pode-se compreender e interpretar como foram as opções da turma, visualizando as escolhas que variaram entre três a menos escolhida, abordando assuntos que envolvem carros e sete a mais selecionada entre os alunos da turma, ou seja, as charges. Contudo as outras opções não destoaram das extremidades, sendo equilibradas e distribuídas em assuntos como: futebol, escola, entretenimento (jogos, programação da TV...) e variadas (horóscopo, instituições da cidade, entre outras...).
O gráfico é um conjunto de dados e informações que transmitem elementos de variáveis impressas, neste caso elencou opiniões e escolhas o que facilitou a leitura, analise e interpretação da turma em relação às notícias do jornal, normalmente os gráficos são bem utilizados, além de variados, estão ligados a assuntos do cotidiano.
Cada atividade contribui nesse processo ensinar/aprender enriquecendo e tornando gratificante nosso trabalho.
ResponderExcluirMuito bom esse trabalho estou adorando.
ResponderExcluirTrabalho incrível com o jornal. Parabéns professora Luzia!
ResponderExcluir