Diversidade Cultural no dia a dia da sala de aula

Autora: professora Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, 3ºC

Na escola as atividades desenvolvidas no dia a dia engloba muito a diversidade e de diferentes maneiras até porque a miscigenação por si só já nos permite vivermos a diversidade todo momento. Quando recorremos ao dicionário para uma definição mais precisa encontramos que é:
“Característica ou estado do que é diverso; não semelhante. Reunião do que contém vários e distintos aspectos, características ou tipos; pluralidade: a diversidade de comentários sobre o texto.[...] Diversidade Cultural. Conjunto de características culturais que, observadas em pessoas circunscritas num mesmo espaço geográfico (país, cidade, região etc.), caracteriza costumes, hábitos sociais ou crenças que variam de uma pessoa para outra. https://www.dicio.com.br/diversidade/

A riqueza que a diversidade cultural permite nos trabalhos em sala de aula para ampliar conhecimentos de outras culturas e o respeito a povos com costumes diferenciados, faz com que as pessoas construam um mundo melhor, mais humano e fraterno.

A multidisciplinariedade admite a aprendizagem significativa, nos jogos, brincadeiras, lendas, histórias, localização, valores e culturas que coincidem com as diferenças de cada pessoa promovendo o respeito, amor e conhecimento através de poesias, músicas e produções orais, escritas e artísticas que valorizam cada cultura.

Um dos recursos metodológico e de fácil acesso são os livros didáticos que elencam muitas atividades, destacando principalmente as diferenças culturais e possibilidade de construções de acordo com a preferência de cada um, como nos livros do 3º ano do Ensino Fundamental de história, caracterizando as diferenças dos grupos de pessoas como indígenas e africanos, destaco a atividade desenvolvida através da história “Os dois reis de Gondar” da Etiópia na África, que está no livro dos alunos onde eles ilustraram a história ouvida indo além do livro.












Comentários

  1. Trabalhos maravilhoso vem sendo desenvolvido na Escola com o tema "diversidade". Um mais rico que o outro. Aproveitar o livro didático e usá- lo como mais um instrumento aliado à prática pedagógica do professor, o resultado só pode ser muito bom. Parabéns professora Luzia! Apaixonante o seu trabalho e tenho certeza que seus alunos não só amaram como aprenderam muito sobre o tema.

    ResponderExcluir
  2. Essa história é muito rica ! Podemos trabalhar muitos aspectos em sala de aula ! Amei a participação dos alunos do 3º C!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com descontração