Professoras utilizam recurso para otimizar a atenção e concentração em sala de aula

Autora: professora Angela do Rocio Pinheiro, 3ºA


As professoras Jéssica de Oliveira Lozinski e Juliana Porto Staron do 1º ano B estão utilizando os “Monstrinhos do Silêncio” com o objetivo de aumentar a concentração e atenção das crianças nos momentos das atividades.
Tudo começou com a história dos Monstrinhos, que vivem numa caixa a prova de som e que são sensíveis ao som, eles são muito amigos e gostam de ajudar, porém, com barulho eles logo voltam para a caixa.

As crianças envolvidas com a história recebem um monstrinho na hora de uma atividade que exige mais atenção, concentração e calma. Elas precisam seguir regras (estarem atentas à atividade e procurar não conversar). A estratégia também é incentivada com incentivos como estrelinhas, adesivos, carimbo aos alunos que conseguirem cumprir às regras.

As professoras comentam que exploraram nomes aos monstrinhos, estes dados pelos alunos, o que trabalha a afetividade e colabora com a aquisição da consciência sobre como melhor estudar.

Enzo Gabriel Santos e Sarah Gabriela Paulino dos Santos dão seu comentário no vídeo feito pela professora Angela.

Uma curiosidade: A professora Jéssica confeccionou os monstrinhos, a ideia surgiu do vídeo https://youtu.be/g7d1oQkqVGE. Muitas professoras estão adaptando as atividades com os monstrinhos, utilizam até outra nomenclatura como amiguinhos do silêncio, adaptam para diversos anos do ensino fundamental






Comentários

  1. Estou encantada com o trabalho de vocês... Parabéns Angela pelo empenho e dedicação e as meninas do 1B por essa estratégia desenvolvida com os pequenos.

    ResponderExcluir
  2. Muito fofo e criativo, precisava de um desses pra minha filha nas aulas dela. Parabéns professoras!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com descontração