Gostoso é, descobrir, criar, aprender e...

Autora: professora Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, 5ºC

A leitura autônoma deve ser incentivada todo momento envolvendo situações diferentes que despertem curiosidade, compreensão tornando um hábito de um sujeito leitor.
Como toda sala de aula apresenta muitas diferenças e a inclusão necessária precisa atingir a todos, os recursos apontam para diversidade de metodologias e o grande aliado desse processo pode ser os gêneros textuais.

O desafio era envolver todos os alunos e evitar que dispersem a atenção até todos concluírem as atividades ficando disponíveis diversas fichas com gêneros textuais variados, livros diversos de literatura, dicionários, enciclopédia, gibis, problemateca, cópias de atividades extras variadas (caça-palavras, palavras cruzadas, desafios, pintura, interpretação entre outras) e o aluno tem liberdade de escolher o que mais lhe agrada.

Um dos mais procurados pelos alunos são os textos instrucionais para confecção de dobraduras que de modo multidisciplinar envolve leitura e compreensão, formas geométricas planas, coordenação motora fina e produção textual.

Atividade tem proporcionado momentos de tranquilidade, avanços na aprendizagem e está despertando interesse, criatividade e autonomia. Os alunos utilizam pseudônimo previamente combinados em algumas atividades de produção escrita ou artística.

 Essa atividade tem como objetivo compreenderem que a leitura pode ser lúdica, criar, encantar, aprender e descobrir coisas novas a cada momento!



Comentários

  1. Muito gratificante ver o trabalho realizado por profissionais totalmente comprometidos com aquilo que é inerente a sua função, fazer com que todos os seus alunos aprendam e sintam- se bem na qualidade daquele que aprende. A variedade de metodologias, a riqueza dos materiais, a diversidade textual, somados ao esforço e a competência da professora, o resultado não poderia ser outro, o de crianças tendo prazer em aprender. Parabéns à professora Luzia e a toda a sua galerinha.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver a dinâmica e autonomia dos alunos! Amei!

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho maravilhoso. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo com descontração